Descarte de lâmpadas

Fechar

Reciclagem e descarte de lâmpadas, aprenda como agir corretamente:

Descarte de Lâmpadas

As lâmpadas possuem compostos recicláveis e compostos tóxicos, por isso precisam ser descartadas corretamente. Se jogadas diretamente no lixo comum, as lâmpadas podem contaminar a água e o solo e ocasionar doenças em seres humanos e animais.

As lâmpadas fluorescentes são feitas de vidro e metal, mas contêm também fósforo e mercúrio. Quando descartado incorretamente, o fósforo, por exemplo, é cancerígeno e provoca lesões nos rins e no fígado. O mercúrio, quando inalado, pode ocasionar dor de cabeça e febre. Por isso, é essencial fazer o descarte de lâmpadas de maneira correta.

As lâmpadas incandescentes também podem ser recicladas, porque possuem vidro e componentes metálicos. Tanto as incandescentes quanto as fluorescentes devem ser descartadas corretamente para serem recicladas e seus compostos tóxicos serem eliminados ou reaproveitados com segurança.

Para o descarte de lâmpadas correto, o recomendado é guardá-las em local seco, de preferência em suas embalagens originais, e levá-las a um posto de coleta credenciado em seu município. Os postos mais comuns são lojas de materiais elétricos, equipamentos eletrônicos e empresas recicladoras. Muitas vezes, o local que recicla lâmpada cobra uma taxa para recolhê-la, e o custo médio é de R$ 1 por unidade.

Dica: Use lâmpadas fluorescentes, elas economizam energia e duram mais tempo do que as lâmpadas incandescentes.