Descarte de Medicamentos

Fechar

Acompanhe os procedimentos corretos para a realização do descarte de medicamentos.

Descarte de Medicamentos

Grande parte das pessoas descartam medicamentos no lixo comum ou na rede de esgoto, o que pode trazer grandes prejuízos ao meio ambiente, como a contaminação do solo, da água e de animais, além de pessoas que podem encontrar os remédios e fazer uso deles.

Os medicamentos são classificados como resíduos perigosos, devido ao seu potencial de contaminação, e o descarte de medicamentos precisa ser feito de maneira correta para preservar o meio ambiente.

Já para medicamentos vencidos, o ideal é deixá-los em postos de coleta ou farmácias e drogarias, que farão o descarte correto do material. O trabalho para descarte de medicamentos no Brasil vem sido liderado pela Anvisa e ganhou força em 2010, com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Dica: É muito comum ter em casa medicamentos que ficaram sem uso, devido à interrupção ou mudança de tratamento médico, ou ainda excedente da quantidade prescrita. Nesses casos, há duas opções para o descarte de medicamentos. Se os remédios estiverem dentro do prazo de validade, o recomendado é doar para postos ou organizações de saúde.