Lixo Orgânico

Fechar Lixo Orgânico

São considerados resíduos orgânicos, os materiais biodegradáveis, ou seja, aqueles materiais que se decompõem naturalmente pela ação dos micro-organismos, e por isso são os resíduos que se degradam mais rapidamente de todos aqueles que geramos.

A decomposição dos resíduos orgânicos é feita naturalmente, sua ação ocorre pela ação dos micro-organismos presentes no solo. O produto deste processo é o chorume, um líquido viscoso e mal cheiroso de cor clara. Como a decomposição é um processo que já ocorre na natureza, sua ação não é por si só um problema ambiental, as contaminações resultantes ocorrem porque a quantidade de lixo depositado nos mesmos locais, aterros sanitários e lixões, são muito grandes, gerando grandes quantidades de chorume, este líquido infiltra no solo e tem contaminado lençóis freáticos e mananciais de água potável.

Para se ter uma ideia, a matéria orgânica compõe 51,4% do total dos resíduos domiciliares coletados nas residências brasileiras , ou seja, mais da metade do lixo produzido no Brasil é composto de matéria orgânica, isso significa 29.072.794 toneladas por ano. Para minimizar este impacto as alternativas são a geração de energia - biogás, e de compostos orgânicos – adubos, a partir da compostagem.

DICA: Para diminuir os resíduos orgânicos na sua casa, faça uma composteira, assim você ajuda a natureza e ainda produz um riquíssimo adubo orgânico para suas plantas.

Para saber mais como fazer uma composteira e casa: http://ciclovivo.com.br/noticia/dica_saiba_como_fazer_e_usar_uma_composteira_caseira

Fonte: Abrelpe