Metal

Fechar Reciclagem de Metal

As embalagens de metal podem ser de alumínio ou de aço:

  • Latas de alumínio

    As latas de alumínio são utilizadas para embalar bebidas como cervejas e refrigerantes. A matéria-prima essencial para a fabricação do alumínio é a bauxita, muito abundante na natureza e mesmo assim, muito valorizada, pois o processo para a extração do alumínio ainda é muito custoso, para se ter uma ideia, para se produzir 1 tonelada de alumínio são necessários 5 toneladas de bauxita.

    O Brasil é o campeão mundial da reciclagem de latas de alumínio, foram 248,7 mil toneladas de sucata de latas recicladas.

    No Brasil, o alumínio teve início com a instalação da Companhia Paulista de Artefatos de Alumínio em 1917. A primeira lata de bebidas de alumínio foi manufaturada pela Reynolds Metals Company, nos EUA em 1963 e usada para embalar um refrigerante de cola diet.

  • Latas de aço

    As latas de aço são largamente utilizadas em embalagens de alimentos, bebidas, tintas e produtos químicos.

    O primeiro passo para o processamento do aço é a produção do ferro fundido, isso é feito misturando principalmente minério de ferro, coque e calcário, essa mistura é derretida em altas temperaturas, no alto-forno. A partir daí são produzidas folhas de aço que poderão ser moldadas para a fabricação de embalagens.

  • Dica: Encaminhe todas as embalagens de metal para a reciclagem e evite desperdício!

Fonte: Abeaço e Abal