Papel

Fechar

Saiba mais sobre o papel

Reciclagem de Papel

A história do papel remonta a história do Egito Antigo, este povo utilizava o chamado papiro para escrever e desenhar. Porém, foi a China a responsável pela invenção deste material, no ano 150 d. C. um alto funcionário da corte imperial chinesa, chamado Cai Lun, produziu o primeiro papel a partir de redes de pesca, tecidos e fibras vegetais. O processo consistia no longo cozimento das fibras, que depois eram batidas e esmagadas. A pasta resultante deste processo era esticada produzindo uma folha que passava por uma secagem ao ar livre. Esta técnica foi roubada pelos árabes e espalhada pelo Ocidente, a partir daí o papel se espalhou pelo mundo.

A base para a fabricação do papel é a fibra vegetal, pois através dela é possível obter a celulose, matéria-prima essencial. As árvores mais utilizadas são os Pinheiros e Eucaliptos, porque eles possuem boas fibras de celulose e são árvores de crescimento rápido, mas é possível obter a celulose a partir de todas as árvores.

A fabricação do papel se inicia com o corte das árvores, estas são encaminhadas para o cozimento em altas temperaturas, após esta etapa, o líquido resultante sofre alguns processos químicos que resultam numa pasta branca. O processo final consiste em secar e prensar esta pasta na espessura desejada, finalizando a fabricação do papel.

Dica: Somente o consumo consciente de papel pode diminuir o desperdício, só imprima o que for necessário e envie seus papéis para a reciclagem, estes simples gestos fazem a diferença!

Fonte: Bracelpa