Plástico

Fechar Reciclagem de Plástico

A palavra plástico origina-se do grego, plastikos, que significa maleável, moldável. A primeira descoberta que envolveu o surgimento do plástico ocorreu por volta de 1839, mas foi somente em 1909, que surgiu o primeiro polímero realmente sintético, podendo ser considerado, portanto, o primeiro plástico.

Durante as décadas seguintes o plástico passou a se difundir, foram criados diversos outros tipos de polímeros sintéticos, como o isopor, o poliestireno, o polietileno e o vinil. Nesse período, os plásticos se difundiram no cotidiano das pessoas, de tal forma que hoje grande parte das embalagens são feitas deste material.

A principal matéria-prima para a fabricação do plástico é o petróleo. A fabricação começa com diversos processos de tratamento do petróleo e do gás natural, estes materiais vão dar origem aos chamados monômeros de hidrocarboneto e monômeros de carbono, este materiais são as bases para a fabricação dos diversos tipos de plástico.

A utilização do plástico trouxe grandes facilidades para a vida moderna, porém criou a “cultura do descartável”, gerando grandes desperdícios e grandes quantidades de lixo.

Dica: para diminuir a quantidade lixo prefira embalagens retornáveis e evite o desperdício, sempre.

Fonte: Abiplast