Reciclagem

Reciclagem

Você já parou pra pensar que na natureza não existe lixo, tudo é reciclado e reaproveitado? As folhas que caem de uma árvore, por exemplo, se decompõem no solo e se transformam em nutrientes que irão alimentar as próprias plantas e árvores. Infelizmente, lixo é uma criação da humanidade, e por isso temos que pensar em maneiras de reduzi-lo ao máximo.

Reciclar significa transformar, utilizar coisas que já usamos e que não nos servem mais, como matéria-prima para a fabricação de novos produtos. Podemos fazer como a natureza já faz há milhões de anos: reutilizar e reciclar ao máximo tudo que possuímos.

Muitas vezes o conceito de reciclagem e reaproveitamento (reutilização) são confundidos:

Reciclar vem da expressão em inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo). Este processo só acontece quando os materiais são transformados e voltam ao seu estado original, para ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características.

Já a reutilização, consiste em transformar um determinado material, já beneficiado em outro, porém a reutilização vai gerar um produto com características diferentes do produto anterior.

Um bom exemplo para entender essa diferença acorre com o chamado papel reciclado, quando “reciclamos” papel este novo material vai adquirir características diferentes do anterior, a cor, a textura e a gramatura vão mudar. Por isso estamos reutilizando papel, e não reciclando.

Reciclagem no Brasil, rotas para um mundo sustentável


O Reciclagem no Brasil mostra de forma prática como colaborar com o meio ambiente por meio da reciclagem.

Aqui você encontra informações sobre reciclagem de todos os materiais, além de história e curiosidades. Você também pode cadastrar seu posto de coleta e tornar-se visível para todos que desejam doar seus materiais.

Encontre os posto de reciclagem mais próximos de você e trace a sua rota!